Com as estratégias cada vez mais priorizando os usuários, utilizar o SEO Experience deve ser o foco das suas estratégias de otimização para motores de buscas.
Um dos principais pilares que o SEO considera ao ranquear um conteúdo no SERP, com certeza é de entender se ele supriu ou não as necessidades do visitante de forma clara e objetiva.
É por isso que hoje em dia, escrever um blog por escrever já não faz mais sentido assim, sendo necessário pensar em um fator muito importante: a experiência do usuário.
Inclusive, a cada atualização, o Google mostra que os novos indicadores prezam cada vez mais por conteúdos úteis, relevantes e otimizados para UX.
É por isso que o termo SEO Experience ganha força a cada dia, pois se preocupa em não só oferecer conteúdos relevantes, mas fazer com que eles sejam acessíveis e dinâmicos ao público.
Portanto, neste conteúdo queremos que você aprenda o que é e quais são as boas práticas de SEO Experience para aplicar nos seus próximos conteúdos.
Que tal? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre esse conceito.
O que é o SEO Experience?
O termo SEO Experience, ou UX SEO, refere-se a uma abordagem abrangente para otimização de mecanismos de busca (SEO) que se concentra na criação de uma experiência positiva para os usuários, independentemente da forma de acesso do visitante, seja por desktop, notebook ou mobile.
Para que isso ocorra, é necessário que na construção e otimização de uma página e seus conteúdos, sejam seguidos os pilares de SEO Experience.
Veja a seguir quais são!
Pilares do SEO Experience: boas práticas para aplicar!
Sempre ter um conteúdo de qualidade
O conteúdo de alta qualidade é fundamental para uma boa experiência do usuário. Ele deve ser relevante, informativo e envolvente, atendendo às perguntas e necessidades dos visitantes.
Além disso, ele deve ser legível e ter boa escaneabilidade para que o usuário encontre a informação que deseja em poucos segundos.
Ademais, já faz muito tempo que o Google está punindo conteúdos que “forçam” as palavras-chave de uma maneira não saudável, pois entende que isso prejudica a experiência do usuário.
Oferecer uma navegação intuitiva
Um site com uma estrutura de navegação clara e lógica facilita a localização de informações, o que é fundamental para o conceito de SEO Experience.
Então, os botões de ação precisam estar dispostos de maneira atrativa e clara, as informações precisam estar agrupadas em uma hierarquia que faça sentido, além de você oferecer informações objetivas nas páginas para que o usuário não se sinta perdido e consiga tomar decisões em poucos segundos.
Boa velocidade do site
Os mecanismos de busca favorecem sites rápidos, pois eles proporcionam uma experiência mais agradável para os usuários. Então, é necessário se certificar de otimizar o desempenho do seu site e fazer relatórios para mapear se existem erros nesse quesito.
Existem padrões de tamanhos de imagem e elementos que o SEO Experience considera ideal para tornar a experiência mais rápida e agradável ao usuário:
- Imagens leves
- Fotos no formato JPEG, GIF, PNG, WEBP, SVG
- Aplicação de Tag Alt para imagens e vídeos
- Evitar elementos que se movem e cobrem/atrapalham parte do conteúdo
Pensar na responsividade
A responsividade é um fator muito importante no SEO Experience e pode ser responsável por ranquear ou não o seu conteúdo nos resultados de buscas.
Esse pilar se refere a capacidade que o layout do seu site tem de se adaptar de forma funcional aos diversos tipos de tela. Então, o seu conteúdo precisa se adequar aos smartphones, notebooks, computadores de mesa, tablets, etc.
Utilizar a estratégia de link building
Entre as formas de ganhar pontos com o “robô” do Google, é interessante utilizar links que reiteram a sua expertise no assunto dentro do seu conteúdo.
Os links internos são usados para direcionar o usuário para outro conteúdo dentro do seu próprio site. Já os externos servem como referência para gerar maior autoridade, utilizando-se de fontes confiáveis.
É importante usá-los com sabedoria e com links que realmente tenham ligação com a palavra-chave e intenção de busca do usuário.
Como implementar o SEO Experience?
Se você deseja que a sua marca apareça nas primeiras posições do Google, aplicar o SEO junto a Experiência do usuário é o melhor caminho. E para isso, você pode seguir algumas dicas como essas:
- Faça uma análise aprofundada da experiência atual do usuário em seu site
- Faça relatórios para mensurar os resultados de SEO e entender os pontos de alerta
- Foque sempre na otimização do conteúdo e busque sempre atualizá-los de acordos com os updates do Google
- Crie conteúdo atraente e de alta qualidade, mas que façam sentido para a intenção de busca do usuário
- Incentive a interação social e a participação do usuário
Lembre-se de que o SEO Experience não é uma estratégia isolada, mas uma abordagem que abrange diversos aspectos do seu site e sua presença online.
Então, ao criar uma experiência positiva para os visitantes, você não apenas melhorará sua classificação nos mecanismos de busca, mas também construirá relacionamentos sólidos com seu público-alvo.
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