KPI’s. Você já ouviu falar desse termo?
Ele está muito relacionado ao sucesso, um sonho comum de muitos empresários. Mas, para alcançar o sucesso que você almeja, é necessário analisar sua trajetória constantemente para verificar se você chegou ao lugar onde tanto sonhou.
Isso é o que muitas estratégias de sucesso têm em comum: a mensuração e o acompanhamento das performances, a documentação das estratégias e análise dos resultados.
Sendo assim, aqui entram os KPI’s. Continue a leitura para entender tudo sobre como ele pode te ajudar a medir os resultados da sua empresa!
O QUE SÃO KPI’s?
Primeiramente, vamos entender o significado do termo KPI’s?
Em inglês significa Key Performance Indicator. Traduzindo -> Indicador-Chave de Desempenho.
Na prática, os KPI’s mensuram se as ações e iniciativas adotadas estão de acordo com os objetivos traçados no plano inicial.
De antemão, os KPI’s estão relacionados aos valores quantitativos que medem os principais processos internos de uma empresa. Esses indicadores são fundamentais para acompanhar e gerenciar a escala de desempenho e sucesso das estratégias que foram adotadas.
E o que pode ser um KPI? Simples: um número ou um percentual, como a quantidade de visitas ou a taxa de rejeição em um site, por exemplo.
CLASSIFICAÇÃO DOS KPI’s
A primeira vista, existem muitos indicadores que podem ser fundamentais para a estratégia de sucesso que você traçou. Porém, alguns só vão funcionar mediante testes.
Portanto, para descobrir como cada KPI pode te ajudar no dia a dia, eles estão divididos em categorias.
- Primários
De acordo com as estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing, os KPI’s Primários vão indicar se a empresa está ganhando dinheiro.
São eles: leads, tráfego, receita total, taxa de conversão, receita por compra, custo de aquisição por lead.
- Secundários
Indicadores secundários justificam os primários, mostrando que a sua estratégia está no caminho certo e que os resultados estão sendo atingidos ou prestes a serem atingidos.
São eles: assinantes do blog, custo por visitante, assinantes da newsletter, visitas recorrentes no blog, preço médio por transação, custo por lead em cada estágio do funil, origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, entre outros).
- Práticos
Depois de analisar os indicadores primários e secundários, é hora de verificar o comportamento e as características do usuário utilizando KPI’s práticos.
São eles: tráfego, page rank, pageviews, landing pages, palavras-chave mais pesquisas na sua área, conteúdos mais lidos e visitados, interações sociais, entre outros.
SAIBA MAIS -> KPI: 11 indicadores de desempenho que você deve conhecer para sua startup
TIPOS DE KPI’s
- Produtividade
Relacionados às necessidades de recursos para entregar produtos e serviços aos clientes, como o tempo de produção gasto em uma atividade, determinando os custos e otimizando o uso de insumos.
- Qualidade
Mensuram a eficiência dos processos, com a expectativa de entregar o que foi proposto inicialmente. Os indicadores de qualidade avaliam a satisfação dos clientes internos e externos, no que diz respeito aos serviços prestados.
- Capacidade
Em relação ao volume de produtos e serviços, qual é a capacidade de entrega da empresa? É isso que os indicadores de capacidade respondem, determinando o crescimento ou a retração de uma empresa .
- Estratégicos
Relacionado às metas estabelecidas no planejamento estratégico do negócio ao mostrar se a empresa está muito perto ou longe de alcançar seus objetivos, com a implementação de planos de ação, se necessário.
KPI’s x MÉTRICAS
Em primeiro lugar: KPI’s e Métricas são a mesma coisa? Não.
Porém, uma métrica pode se tornar um KPI. Vamos entender!
Já sabemos que os KPI’s são os indicadores de desempenho, certo?
As métricas são unidades de medidas quantificáveis para avaliar pontos específicos. Por exemplo, as métricas podem ser o número de vendas/clientes ou a receita total.
Portanto, podem se tornar KPI’s, caso se tornem importantes para a estratégia e ajudem na tomada de decisões dentro da empresa.
QUAIS KPI’s SÃO MAIS IMPORTANTES PARA O SEU NEGÓCIO?
Tudo depende da área de atuação da empresa, além da relevância do KPI para o seu objetivo, até porque são os próprios KPI’s que mensuram a performance de cada objetivo proposto.
Por isso, é importante escolher os indicadores certos para não obter as performances erradas. Entre as características essenciais em um KPI, podemos citar: disponibilidade de mensuração, relevância e periodicidade.
Agora, confira alguns KPI’s que podem ser interessantes para o seu negócio:
- Custo por Lead (CPL)
É o KPI que permite conhecer o valor de cada lead gerado através de uma divisão: a quantidade (R$) investida com o trabalho de Marketing Digital pelo número de leads gerados.
- Clients Growth Rate (Taxa de crescimento de clientes)
Métrica que acompanha o crescimento da porcentagem de novos clientes/vendas em um período de tempo. O ideal é acompanhar esse indicador a cada semestre, mês, quinzenalmente ou semanalmente.
- Porcentagem de clientes ativos
Além de acompanhar a quantidade de clientes da sua base, também é possível prever quais clientes pretendem se desligar. Afinal, se faz tempo que um cliente não usa um produto ou utiliza um serviço, é grande a possibilidade de cancelar o contrato.
Por isso, é controlar a porcentagem de clientes ativos para acompanhar clientes com baixa performance e agir para contornar a situação.
LIKES NO FACEBOOK: BOM OU RUIM?
Ruim.
Microempreendedores em início de carreira ficam felizes em receber likes e comentários nas redes sociais. Mas, se esse engajamento não aumentar as vendas, por exemplo, você acha que esse indicador é relevante?
Nesse sentido, vemos que não. Likes no Facebook não são um bom KPI. Na realidade, essa é considerada uma métrica de vaidade, ou seja, superficial e que não reflete em resultados válidos.
GESTÃO DE KPI’s
Do mesmo modo, aprofundar-se no gerenciamento dos KPI’s é essencial para obter resultados relevantes no seu negócio. Confira algumas dicas de gestão de KPI’s para o seu negócio:
- Alinhe as métricas com o planejamento estratégico
- Determine metas a serem atingidas
- Defina os KPI’s
- Acompanhe a performance
- Resolva problemas
- Busque por melhoria contínua
Para conferir mais notícias sobre Marketing Digital, acesse o blog da Allure Comunicação!
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