Existem 16 milhões de empresas no Brasil. Dessas, só 10 mil adotam alguma estratégia de Marketing Digital. Sabe o que isso significa? Apenas 0,06% das empresas nacionais trabalham uma das principais estratégias para qualquer negócio hoje em dia.
O dado preocupante foi mencionado no evento RD Summit de 2016, por Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, e despertou o questionamento em todo o mercado. Por que as empresas ainda não enxergam o digital como uma estratégia relevante? Entretanto, se você ainda enxerga dessa forma, sinto em lhe informar que você está errado.
O Marketing Digital já está acontecendo e bastar perceber a importância da internet em nossas vidas. Não conseguimos fazer quase nada sem ela. Precisamos para coisas simples, como falar com um amigo, pedir uma pizza, ver a tabela do campeonato brasileiro e ler notícias, além de precisarmos dela para saber a quantas anda a bolsa de valores na China, desenvolver sistemas e grandes projetos de tecnologia ou estudar. Ela é essencial até para o seu negócio, não é? O que você consegue fazer sem ela?
Pois é, você já sabe disso. Mas por que você ainda não enxerga o digital como uma das partes mais importantes do processo de marketing? Nós vamos enumerar algumas vantagens de ter uma estratégia de Marketing Digital bem elaborada.
- Presença estratégica
Seus clientes estão na internet, logo sua empresa também precisa estar. Porém, não basta uma presença, um estar apenas por estar. Você precisa de uma estratégia.
Quando você precisa saber de alguma informação, onde você procura? A resposta quase sempre é unanime: Google.
Estar no Google é essencial para que você seja encontrado. Porém, se o seu site não for responsivo, ou seja, adaptado para as plataformas mobile, não tiver um conteúdo relevante ou ainda não ter o SEO (conjunto de técnicas para tornar seu site mais amigável ao Google através de palavras-chaves) trabalhado, fica difícil de você ser localizado pelos possíveis clientes.
O mesmo vale para suas redes sociais. Se não estiverem atualizadas e seu conteúdo não for interessante, será a mesma coisa se compararmos com a situação de um cliente chegar à sua empresa e não encontrar ninguém.
Por isso é importante ter presença e manter essa presença atualizada. É o seu cartão de boas vindas ao Marketing Digital.
- Utilidade e reputação
Seu produto ou serviço é ótimo, você sabe. Mas a pergunta que você precisa se fazer é: as pessoas sabem disso?
Então, seu papel no Marketing Digital também envolve fazer com que as pessoas sintam necessidade de adquirir seu produto ou serviço.
Sua empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas.
Não seja só um anúncio, seja uma solução.
- Investimento e mensuração
O Marketing Digital não é gratuito, mas o investimento nele é bem menor do que nas mídias chamadas tradicionais. Você sabe quanto custa um anúncio em um jornal? Caro. E na televisão? Mais caro ainda. E você sabe quem leu seu anúncio ou assistiu sua propaganda?
Pois é, sempre foi muito difícil saber o real impacto da publicidade em canais desse tipo, pois sempre trabalhamos com estimativas: número de assinantes da revista, pontuação do Ibope, número de tiragem do jornal…
Nas redes sociais, além do custo ser muito menor do que em qualquer mídia offline, você ainda sabe exatamente quantas pessoas interagiram com o seu anúncio, qual a média de idade delas, de onde vieram e mais uma infinidade de métricas para te ajudar a entender melhor quem é o seu público e o que ele deseja.
Viu só, as vantagens de ter uma estratégia bem elaborada de Marketing Digital são inúmeras. Saia na frente da sua concorrência e trace uma boa estratégia para o seu negócio. Na próxima semana traremos mais detalhes sobre o incrível mundo da mensuração de resultados, então fique atento ao Blog da Allure.
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