Mesclar duas estratégias e criar uma que foque na experiência do cliente é o principal objetivo do Unbound Marketing.
Não, você não leu errado! Não estamos falando do Inbound, famosa estratégia de marketing conhecida por atrair clientes com iscas e conteúdos valiosos. Nem do Outbound, estratégia de marketing direto, conhecida pelas promoções, ofertas, etc. Estamos falando do Unbound Marketing!
Você já ouviu esse termo por aí?
Seu negócio pode exigir algumas particularidades que necessitam de estratégias de vendas mais dinâmicas e personalizadas, adequando-se a todos os pontos de contato com o cliente.
Para entender melhor sobre esse conceito, continue a leitura que te daremos um panorama sobre o que é o Unbound Marketing e como ele funciona.
O que é Unbound Marketing?
Se você tem dúvidas sobre escolher Inbound ou Outbound e não sabe qual aplicar no seu negócio para gerar mais vendas e valor para a marca, não se preocupe, o Unbound quer acabar justamente com isso.
Afinal, esse é um conceito que agrega as duas estratégias de conquista de consumidores, atração e promoção direta, mas que preza sempre pela experiência ao longo da jornada de compra do cliente.
Ou seja, o Unbound Marketing busca novas formas de interação com o público, por exemplo, por meio de anúncios em redes sociais, campanhas publicitárias criativas e personalizadas, e experiências imersivas que incentivam a participação ativa do público.
LEIA TAMBÉM → INBOUND MARKETING E OUTBOUND MARKETING: QUAL A DIFERENÇA?
Como funciona o Unbound Marketing?
O objetivo do Unbound Marketing é criar uma conexão mais direta e autêntica com os clientes em potencial, promovendo uma experiência personalizada e interativa que estimula a participação do público e gera resultados mais significativos.
Para conduzir o consumidor por todo esse trajeto, de inconsciente do problema para consciente da solução, a estratégia utiliza de métodos como storytelling e neuromarketing para criar uma conversa mais assertiva, de acordo com o momento do consumidor.
Para isso, são utilizadas etapas, similares às do Inbound, que vão conduzindo o usuário por todo o funil, criando experiências únicas por todas elas.
A Jornada do Unbound
O Unbound Marketing se concentra em conectar-se com os clientes em um nível mais profundo e emocional, oferecendo-lhes valor real e criando relacionamentos duradouros.
Isso é feito por meio de conteúdo autêntico e envolvente, como histórias de marca, experiências imersivas e conteúdo interativo, que inspiram os consumidores a participar e compartilhar com outras pessoas.
A grande jogada do Unbound Marketing é utilizar o método do Zmot: O Momento Zero da Verdade, que se preocupa em atender as expectativas dos clientes antes mesmo da decisão de compra, mesclando o Inbound e o Outbound. Isso ajuda a criar uma conexão real com seus clientes, aumentando sua lealdade, mas também gera mais vendas e crescimento para a empresa.
Para isso, são delimitadas algumas etapas, como:
→ Estímulo e Descoberta
Nesse nível, a pessoa ainda não conhece determinado problema, tão pouco a solução para ele. Sendo assim, é necessário usar estratégias de Outbound, como as mídias pagas, que vão alcançar o máximo de potenciais clientes possíveis e atrair consumidores para a sua marca.
→ Consideração
Aqui ele já tem consciência do problema e está buscando por soluções que possam suprir suas necessidades. É o primeiro contato com um produto ou serviço por meio da pesquisa.
Aqui pode começar a ser utilizado estratégias de Inbound Marketing que fornecerá conteúdos mais valiosos e robustos, para que o potencial cliente tenha mais confiança para partir para a próxima etapa: a ação.
→ Ação (O Primeiro Momento da Verdade)
Juntos, Inbound e Outbound brilham! Pois nessa fase utilizam de uma combinação de conteúdos mais robustos voltados para a conversão, blogs, e-mails e afins, e uma divulgação mais direta que apresenta as soluções de forma mais clara e que induz o usuário a tomar uma ação.
Aqui pode ser trabalhado algumas ferramentas:
- Preenchimentos de newsletters;
- Formulários de conversão;
- CTAs.
Isso ajuda os dois a se tornarem um lead, criando oportunidades para o departamento comercial.
→ Experiência Própria
Após o cliente converter e consumir seu produto, o foco será em observar e acompanhar qual está sendo a sua própria experiência com a marca. Aqui é onde estabelece uma relação direta com o cliente, preocupando-se com suas opiniões e satisfações.
→ Experiência compartilhada
Após passar por toda uma trilhagem de relacionamento com o cliente, aqui é onde a marca colhe os frutos. Quando o consumidor tem uma boa experiência com o produto, as chances dele divulgar os serviços são bem maiores. Isso ajuda a sua empresa a criar uma rede de potenciais clientes por meio de indicações.
O termo ainda é bastante novo no meio do Marketing Digital, porém, é muito importante começar a conhecê-lo mais a fundo, pois é uma forma de diversas empresas combinarem grandes potenciais de estratégias.
Quer ficar por dentro de tudo que envolve esse mundo? Acesse o blog da Allure e confira tudo o que pode ajudar a alavancar as suas estratégias.
ANTERIOR
Agência de Marketing Digital ou Departamento Interno: o que se encaixa melhor para o seu negócio?SIMILARES
31 de outubro de 2024 |
Benchmarking: como fazer uma análise de concorrência?
Saiba o conceito do benchmarking e como é fazer uma análise de concorrência que impulsiona o seu negócio com base em pesquisa.
30 de outubro de 2024 |
Qual a importância da Inteligência Artificial no Marketing Digital?
A Inteligência Artificial no Marketing Digital tem revolucionado a forma de engajar, vender e aumentar o número de seguidores dos clientes. Saiba mais.
Nenhum comentário