Relatório de marketing digital: você sabe como interpretar?

Relatório de marketing digital: saiba como analisar para impulsionar os resultados da sua empresa

22 de fevereiro de 2023 /

Relatório de marketing digital: saiba como analisar para impulsionar os resultados da sua empresa

Relatório de marketing digital: “O que é? Como faz? Para que serve? O que eu analiso? O que significa esses gráficos?”

Eventualmente, essas perguntas já passaram pela sua cabeça quando você precisou fazer ou analisar um relatório de marketing digital e não sabia por onde começar.

Antes de mais nada, a verdade é que o mundo do Marketing muda a cada dia com o surgimento de novas plataformas e aplicativos, além das constantes mudanças nos algoritmos que nos fazem mudar a rota das estratégias diariamente.

Por isso o relatório de marketing digital é tão importante: para você analisar se as estratégias de marketing da sua empresa ou dos seus clientes estão dando certo. 

Continue a leitura e vamos descobrir mais sobre como fazer um relatório de marketing digital.

O que é um relatório de marketing digital?

Em primeiro lugar, um relatório de marketing digital nada mais é do que um conjunto de dados que mostram o desempenho de uma campanha de marketing específica ou a performance de uma empresa nas redes sociais por um determinado período.

Por que você precisa de um relatório de marketing digital?

Principalmente porque, atualmente, todas as pessoas e empresas querem estar nas redes sociais. E, para saber a sua posição de destaque entre tantas pessoas e empresas, é necessário usar estratégias.

Ou seja, essas estratégias se transformam nos dados gerados pelo relatório de marketing digital. Por sua vez, os dados comprovam se as estratégias de marketing utilizadas são eficazes ou se é necessário repensar o planejamento, que visa colocar a empresa em destaque entre a concorrência.

Além disso, existem alguns pontos a serem destacados:

  • Detectar as melhores plataformas

Afinal… Facebook, Instagram, LinkedIn, Blog, Site, E-mail Marketing, busca orgânica, Pinterest, TikTok: em qual destas plataformas sua empresa ou clientes têm mais engajamento e resultados? 

Em síntese, apenas os dados do relatório de marketing digital podem te mostrar isso.

  • Reconheça sua persona

Acima de tudo, as informações sobre a audiência e público são essenciais para determinar estratégias focadas em um público específico que vai gerar engajamento para sua empresa.

  • Efetividade do marketing

Através do relatório de marketing digital, é possível comprovar aos clientes a efetividade das estratégias e gerar um relacionamento de confiança.

Agora, seguimos a leitura para conferir: 

O que analisar em um relatório de marketing digital?

  • Resumo + Destaques

De antemão, na primeira página insira um resumo do relatório, destacando as métricas mais importantes que serão analisadas para que seu cliente tenha uma noção do que pode esperar de toda a análise.

Do mesmo modo, nas outras páginas, explique mais detalhadamente com palavras de fácil compreensão.

  • Relembrando as estratégias

Continuando, é interessante incluir um tópico relembrando as estratégias iniciais, como:

  • objetivos
  • persona/público-alvo
  • escopo atual do projeto
  • plataformas de marketing utilizadas

Em outras palavras, esse tópico mostra ao cliente que você tem segurança das estratégias e do gerenciamento do projeto.

  • Métricas de conversão

Finalmente: essa é a parte principal do relatório de marketing digital: os gráficos e estatísticas com os números que mostram os resultados das estratégias.

Nesse sentido, para melhor compreensão, divida as métricas em:

  • Leads pagos X leads orgânicos
  • Receita (no caso de e-commerces)
  • Mídia paga (AdWords, anúncios das redes sociais, etc.)
  • Leads por plataforma (off e on, mídias sociais, e-mail mkt, etc)

Portanto, o ideal é sempre comparar com as métricas apresentadas anteriormente para conferir a evolução das estratégias.

  • Métricas de tráfego

Do mesmo modo, as métricas de tráfego estão relacionadas ao engajamento de cada rede social:

  • Taxa de rejeição
  • % de novas sessões
  • Desempenho das campanhas de e-mail mkt

E tem mais…

  • SEO

Em contrapartida, o SEO está focado na busca orgânica do Google. Mostre dados sobre:

  • tráfego orgânico
  • autoridade do domínio
  • conversões geradas pela busca orgânica
  • posição das páginas no ranking do Google
  • Comparativo das redes sociais

Ocasionalmente, mostre a performance de engajamento de cada plataforma e compare qual rede tem melhor desempenho. Você pode analisar:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram
  • TikTok
  • Youtube
  • Pinterest
  • E-mail MKT

Geralmente, os e-mails marketing são enviados durante campanhas específicas ou como newsletter. É importante destacar:

  • Taxa de rejeição
  • Taxa de conversões 
  • Taxa de cliques nos links
  • Taxa de abertura do e-mail mkt

Métricas de vaidade: cuidado!

Em contrapartida, as métricas de vaidade são dados irrelevantes para medir o sucesso da estratégia. Por exemplo: número de seguidores, likes e comentários.

No entanto, calma. Não estamos dizendo para você ignorar esses dados, não. Estamos apenas esclarecendo que as métricas de vaidade não determinam a geração de leads, por exemplo. Elas são uma forma de serem atrativas pelos seus bons números, mas que não resultam em ações relevantes e reais para a marca. 

CONCLUINDO…

Por fim, para que você consiga melhorar as suas estratégias e, consequentemente, o desempenho da sua empresa ou clientes nas redes sociais, reunimos alguns materiais da Allure Comunicação que podem te ajudar. Confira:

Quer conferir mais notícias sobre Marketing Digital? Acesse o blog da Allure Comunicação!

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