Você tem dificuldades em gerar leads para a sua empresa e, pior ainda, fazer a gestão desses potenciais clientes? Talvez, a sua solução seja a Automação de Marketing.
Essa prática está relacionada ao uso de softwares que permitem gerar leads, nutrir e segmentar clientes, agendar publicações nas redes sociais, medir o retorno sobre o investimento e muito mais. Todas essas práticas permitem a interação da marca com seu público, através de um relacionamento personalizado e em grande escala, em todas as plataformas digitais, de acordo com o estágio de compras em que cada cliente está.
Para entender tudo sobre essa ferramenta essencial para o Marketing da sua empresa, continue a leitura.
O QUE É AUTOMAÇÃO DE MARKETING?
Automatizar, segundo o dicionário, é: “tornar automático (um sistema, uma linha de produção) por meio de máquinas ou dispositivos eletrônicos”.
Sendo assim, Automação de Marketing é usar tecnologias para automatizar processos e ações, como programar posts em uma rede social, por exemplo. Assim, você otimiza tempo para cuidar de outras tarefas e garante que suas redes sociais serão movimentadas por um período.
Porém, para além disso, o intuito da Automação de Marketing é ampliar a escalabilidade e a competência do Marketing para ter um relacionamento personalizado com os leads.
Mas, como assim, relacionamento com os leads? Para conseguir isso, é necessário analisar dados de comportamento e consumo para montar ações personalizadas.
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Por isso, a Automação de Marketing é uma aliada da equipe de vendas, pois organiza o fluxo de nutrição e otimiza o tempo dos vendedores para que tenham mais dedicação aos clientes, proporcionando um atendimento e soluções personalizadas.
No geral, a Automação de Marketing trabalha junto ao Inbound Marketing para automatizar a administração dos leads no processo de compras. Então, após a compra finalizada, a Automação de Marketing continua no processo para ativar os clientes, estimulando sua retenção.
VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING PARA A SUA EMPRESA
- Nutrição de leads
Quantas vezes o cliente passou pela sua loja ou site só para “dar uma olhada”? Essa é a desculpa clássica, certo?
Quem sabe o cliente não está em seu momento ideal para fazer aquela compra ou adquirir o serviço. Talvez ele tenha outras prioridades ou está com o orçamento limitado.
Isso significa que o lead (potencial cliente) não está pronto. Mas, apesar disso, ainda é valioso e vale a pena investir em um relacionamento com ele fornecendo informações, educando-o sobre o serviço ou produto.
A nutrição acontece no meio do funil de vendas, quando o lead fornece suas informações de contato para que o time de vendas inicie atendimento. É durante o fluxo de nutrição que o lead é alimentado com uma série de conteúdos educativos, até chegar ao momento da compra.
- Comunicação personalizada para cada persona
A segmentação de leads é muito importante no Marketing Digital, para que você tenha um relacionamento com cada um e gere conteúdo adequado a cada grupo de personas.
Por isso, é possível agregar valor à etapa de compra e proporcionar personalização e exclusividade.
- Vendedores: + produtivos & leads + preparados
Com o auxílio de uma ferramenta que otimiza tempo e gera conteúdo previamente, a equipe comercial se sente pronta para atender os leads que, em sua maioria, só são abordados nos estágios finais do funil de vendas, por estarem mais preparados e engajados para a compra.
Da mesma maneira acontece com os potenciais clientes, que se sentem seguros em relação ao produto ou serviço quando são constantemente “alimentados” por um conteúdo de qualidade.
- Aumento das vendas
O investimento na Automação de Marketing é alto e, inicialmente, você pode achar que não é necessário.
No entanto, depois que a ferramenta e a equipe estão consolidadas no dia a dia da empresa, a automação do processo se replica para mais pessoas, e isso significa mais potenciais clientes.
AUTOMAÇÃO DE MARKETING X E-MAIL MARKETING
Para muitos especialistas, o E-mail Marketing pode ser considerado uma “identidade visual”, devido a sua relevância no meio digital.
Mas, quais são as diferenças entre E-mail Marketing e Automação de Marketing?
Para começar, ao falar de E-mail Marketing nos referimos aos e-mails pontuais enviados para um mailing de pessoas. Enquanto a Automação de Marketing representa as interações automatizadas entre uma empresa e seu público consumidor.
Além disso, o E-mail Marketing é configurado para um segmento da sua base de clientes; e a Automação dispara mensagens para o cliente apenas em um momento, após um incentivo do próprio usuário.
Em relação à análise de dados, a Automação permite ver o desempenho completo do funil, enquanto o E-mail Marketing mostra apenas as métricas específicas de cada envio.
Com isso, entendemos que a Automação de Marketing abrange todo o processo ao longo do funil de vendas, englobando, inclusive, os disparos de e-mail marketing.
AUTOMAÇÃO DE MARKETING PARA AS REDES SOCIAIS
É fato que o disparo de e-mails é o principal responsável pelos resultados positivos da Automação de Marketing. Porém, essa ferramenta também pode ser usada para otimizar a gestão das redes sociais, permitindo que a equipe de Marketing tenha mais tempo para se concentrar em estratégias e criação de conteúdo.
Confira como automatizar processos nas redes sociais:
- Agendamento de posts
Ferramenta imprescindível quando uma equipe cuida de muitos clientes, ao mesmo tempo, e cada um deles tem perfil em várias redes sociais.
Afinal, seria muito confuso ter vários posts para publicar todos os dias, em redes sociais diferentes, para clientes diferentes.
- Social listening
Monitoramento da marca na internet para entender o que o público geral fala sobre a marca nas redes sociais. É possível rastrear menções, seguir palavras-chave ou hashtags, por exemplo.
- Chatbots
São respostas automáticas, escritas previamente, para solucionar dúvidas do seu público ou informar que logo um atendente entrará em contato. Podem ser usados no Facebook Messenger, LinkedIn e Instagram, por exemplo.
Os Chatbots são ferramentas bem relevantes, pois melhoram a experiência do cliente e, às vezes, não é necessário um segundo contato para resolver o problema.
Agora que você compreendeu o funcionamento da Automação de Marketing, você precisa se conectar a uma agência que pode trazer mais leads para a sua empresa!
Entre em contato com a Allure Comunicação e confira mais notícias sobre Marketing Digital em nosso blog!
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