Aprender a usar o marketing sazonal a seu favor pode te ajudar a começar a vender mais, criando ações que façam sentido para o seu negócio.
Datas comemorativas e comerciais são oportunidades de ouro para criar campanhas promocionais e alavancar as vendas de um produto.
É por isso que cada vez mais o marketing sazonal tem se tornado a estratégia perfeita para executar ações inovadoras em períodos específicos do ano.
No ano passado, inclusive, aconteceu um evento raro no qual o grande e famoso Black Friday aconteceu ao mesmo tempo da Copa do Mundo, gerando uma mistura de campanhas que tiveram que se inovar.
Mas afinal, o que é esse tal de Marketing Sazonal e como o seu negócio consegue utilizar dessas estratégias para vender muito mais?
Continue a leitura e entenda!
E o que significa Marketing Sazonal?
O Marketing Sazonal é uma estratégia que aproveita as principais datas comemorativas, ou eventos marcantes, para criar ações promocionais.
Isso porque em certos períodos do ano o fluxo de consumo aumenta consideravelmente e as pessoas vão atrás de ofertas que sejam mais atrativas para fechar negócios.
Para as empresas, é uma oportunidade de dar maior visibilidade à marca, oferecendo benefícios exclusivos aos compradores durante aquela época.
Pode ser um desconto, brinde, recompensa por indicação e muito mais!
No Brasil, por exemplo, de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) as datas que mais são lucrativas para o comércio no Brasil:
- Natal – Em 2022, teve um crescimento de 10,5%
- Black Friday – Registrou, aproximadamente, R$ 6 bilhões de faturamento em 2022
- Dia das Mães – Em 2023, a data teve previsão de faturamento de R$ 33 bilhões
- Dia dos Pais – Este período movimentou R$ 194 milhões em pequenas e médias empresas em 2023
- Dia dos Namorados – Obteve, aproximadamente, um faturamento de R$ 23 bilhões de reais em 2023
- Dia das Crianças – Crescimento de 13% nas vendas de varejo em 2022
É claro que essas não são as únicas que merecem atenção na estratégia de Marketing Sazonal.
Existem muitas outras que podem se encaixar para o seu negócio. Dia do Amigo, Dia dos Namorados, Dia do Consumidor, Carnaval… enfim.
Mas não basta apenas achar que você conseguirá aplicar uma ação de marketing sazonal de um dia para o outro.
É necessário criar todo um planejamento e nós vamos te ajudar nisso!
7 dicas para aplicar ações de Marketing Sazonal
1. Planejar-se com antecedência
Claro, não poderíamos começar com outro tópico além desse. Quando olhamos para um calendário, é possível acreditar que até chegar na tão esperada data comemorativa vai demorar.
Mas não é bem assim! Um marketing sazonal bem feito só dá certo se o seu negócio se programar com antecedência, sem correr qualquer risco de falta de tempo.
Quanto mais cedo se adiantar melhor, pois no tão esperado dia, é só dar o start e ver tudo o que foi programado entrando em execução, sem maiores problemas.
2. Estudar o público e escolher o que faz sentido
Conforme já mencionamos, existem várias datas comerciais e comemorativas por aí para aproveitar em uma ação de marketing sazonal. Mas é claro que não são todas que farão sentido para o seu público.
Por isso, é importante entender quais são os comportamentos dos seus consumidores para selecionar as datas que mais condizem com o que eles representam.
Por exemplo: Se o seu produto é voltado para o público masculino totalmente, criar uma campanha de “Dia da Mulher” não faz sentido nenhum, correto?
Foque no seu público-alvo!
3. Criar uma estratégia
Sabendo quais datas seu negócio vai participar, é hora de colocar as tarefas em ação e começar a planejar as estratégias de marketing sazonal. É importante já deixar definido previamente, por exemplo, alguns pontos:
- Como será desenvolvido as ações comemorativas
- Quais os formatos e canais de veiculação
- Qual é orçamento disponível
- O tempo de duração da ação
- Cronograma para cada fase da ação sazonal
- Pontos de contato
4. Pensar em um conceito de campanha criativo
As datas comemorativas são lotadas de ações promocionais. E se o seu negócio não quer ser “mais do mesmo”, a estratégia de marketing sazonal precisa contar com um ingrediente essencial: a criatividade.
Então, é importante se reunir com profissionais criativos para levantar ideias que possam impactar o seu público de maneira positiva. E claro, fazer com que eles realizem a ação que você tanto espera, seja preencher um formulário, concluir uma compra, etc.
5. Definir uma equipe responsável
Para ajudar no desenvolvimento dessa estratégia, é preciso definir responsáveis pelas tarefas para não sobrecarregar a rotina da empresa de uma vez só.
Por isso, criar uma equipe específica para essa ação pode ser uma solução bastante eficaz.
Agora, se dentro do seu negócio não há uma equipe de marketing que saiba planejar e desenvolver tais ações, você pode sempre contar com uma agência de marketing.
6. Acompanhar o processo
Com as ações de marketing sazonal em execução, ainda não é hora de deixar tudo de lado! É necessário que toda a equipe responsável acompanhe de perto como está o andamento, identificando possíveis problemas a tempo de serem resolvidos!
7. Analisar resultados
Após a temporada sazonal, analise os resultados de suas campanhas. O que funcionou bem? O que não funcionou? Use essas informações para ajustar suas estratégias de marketing sazonais futuras e aprimorar seu desempenho.
Lembre-se de que o marketing sazonal pode ser uma oportunidade única para se destacar e atrair clientes, mas também é competitivo.
Portanto, é importante ser criativo, manter-se atualizado com as tendências sazonais e estar preparado para se adaptar conforme necessário para atender às necessidades e expectativas do seu público durante esses períodos especiais.
Para te ajudar, então, a criar ações de Marketing Sazonal que sejam cativantes e chamativas, conheça 5 gatilhos mentais de ouro e indispensáveis! 🤯
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