Sabemos que investir em SEO é de extrema importância para sua empresa, não é mesmo? Afinal, essa estratégia oferece grandes vantagens à sua empresa, como a oportunidade de conquistar a primeira posição nas pesquisas. O melhor de tudo? De forma orgânica e gratuita!.
Contudo, cada vez mais o Google está priorizando conteúdos relevantes, verdadeiros e otimizados para a audiência. Dessa forma, toda a experiência do usuário deve ser priorizada, desde a busca da palavra-chave até a leitura do conteúdo ideal.
Então, como seu conteúdo está sendo visto aos olhos do Google? Ele é útil, confiável e prioriza as pessoas? Para responder essa pergunta é necessário saber se o seu site está no caminho certo. Para isso, existe uma ferramenta completa, funcional e gratuita: o Google Search Console.
Entenda mais sobre como funciona!
Entendendo o Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que permite aos proprietários de sites – e outros profissionais – monitorar e otimizar o desempenho das páginas nas pesquisas do Google.
Ele fornece informações valiosas sobre a indexação das páginas, os termos de pesquisa que levam ao site, bem como identificação de problemas de rastreamento e erros no site.
Qual é o seu diferencial?
Além de ser gratuito, o Search Console ajuda a entender como o Google vê seu site e oferece insights para melhorar a visibilidade e a classificação nas pesquisas.
Quem deve usar o Google Search Console? Proprietários de Empresas, especialistas em SEO, profissionais do Marketing, administradores de um site e desenvolvedores de WEB.
Como funciona o Search Console do Google?
O Google Search Console atua rastreando seu site e enviando informações sobre ele ao Google. Essas informações incluem a estrutura do seu site, o conteúdo das suas páginas e o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.
Ele pode ser usado para rastrear uma variedade de informações, incluindo:
- Se as páginas do seu site estão indexadas corretamente ou se precisam ser otimizadas para SEO;
- Analisar o tráfego que chega ao seu site a partir dos resultados de pesquisa do Google;
- Encontrar erros de rastreamento e indexação que podem estar afetando o desempenho do seu site.
Dessa forma, essa plataforma ao se agregar a estratégia de SEO pode ajudar muito para acompanhar e tornar conteúdos mais valiosos aos visitantes.
Google Search Console: Funcionalidades e Vantagens
1. Identificando oportunidades de conteúdo
Uma das vantagens de usar o Google Search Console para criar conteúdos é que ele pode ajudá-lo a entender quais palavras-chave e frases de pesquisa as pessoas estão usando para encontrar seu site.
Essas informações podem ser usadas para gerar blogs que sejam mais relevantes para os visitantes e que tenham mais chances de ser indexados pelo Google.
2. Analisando o comportamento do usuário
Para entender melhor como os usuários interagem com o seu conteúdo, a plataforma Google Search Console permite identificar quais são as páginas com maiores taxas de rejeição. Assim, é possível visualizar quais dos seus conteúdos não estão funcionando para o público que você deseja atingir.
Nesse sentido, o GSC também sugere melhorias para serem aplicadas que podem ajudar a atrair mais visitantes à sua página.
3. Aperfeiçoando aparência e experiência do usuário
Não basta criar páginas de sites bonitos esteticamente, apesar de ser importante também. É necessário que a aparência do site seja funcional e atrativa aos visitantes, mesmo tratando-se de um blog, por exemplo.
O Search Console do Google vai analisar como está a escalabilidade e visibilidade das principais partes do seu site (título, descrições, CTAs, imagens, vídeos, etc.).
Além, é claro, da usabilidade em dispositivos móveis, a velocidade, o tempo de resposta e a estabilidade da experiência de carregamento da página para os usuários.
4. Verificando a indexação do conteúdo
A indexação do Google consiste no procedimento feito para examinar todos os conteúdos de uma página, analisá-los e categorizá-los com base na palavra-chave.
Por isso, a plataforma também serve para certificar de que o Google está indexando todo o seu conteúdo relevante e aplicando soluções com auxílio da ferramenta de inspeção de URL.
5. Encontrando oportunidades de link interno
O uso de links no SEO é usado estrategicamente como uma forma de gerar maior autoridade da marca e conduzir o visitante para outras áreas do funil do marketing de conteúdo.
Por isso, dá para utilizar o Google Search Console também para identificar páginas com potencial de receber mais links internos e melhorar as práticas para construção de links.
Ademais, o GSC ainda possui uma função que rejeita backlinks sem qualidade e emite um alerta se você recebeu penalizações devido às práticas de black hat (ações que violam as regras do Google) para então corrigi-las.
6. Monitorando o desempenho
É importante o acompanhamento regular dos dados para conseguir traçar estratégias mais assertivas de conteúdo. Por isso, a plataforma possibilita a geração de relatórios completos que oferecem dados sobre a trajetória do visitante no site e páginas.
O relatório de desempenho do GSC mostra como o seu site está se saindo em termos de tráfego, índices e erros. Você pode usar essas informações para identificar tendências e melhorias que podem ser feitas para aprimorar o desempenho do conteúdo dos sites.
Google Search Console Insights: uma atualização bem-vinda
Como uma forma de melhorar ainda mais essa ferramenta, surgiu o Google Search Console Insights, que acrescenta apenas uma palavra na nomenclatura, mas oferece boas mudanças aos profissionais de marketing e criadores de conteúdo.
Basicamente, essa é uma atualização do GSC, criando uma experiência personalizada para ajudar criadores e editores de conteúdo a entender como o público descobre o conteúdo do site e o que chama a atenção dele.
O grande diferencial é que essa atualização usa os dados do Google Search Console combinados aos do Google Analytics.
Além disso, detalha também como o seu conteúdo foi descoberto, oferece referências para criações, quantas vezes foi visto, o que as pessoas buscavam antes de te encontrar, tempo de permanência e muito mais.
Gostou do conteúdo?
Confira também nosso blog: Revolução na análise de dados online: o novo Google Analytics
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