Gatilhos mentais podem ser ferramentas de impulsionamento de vendas para o seu negócio, atraindo e conquistando novos clientes.
Com um público mais cauteloso financeiramente em relação ao consumo, as empresas precisam ter o poder de convencimento se quiserem despertar o interesse das pessoas para a marca. Dessa forma, hoje em dia, não basta apenas oferecer diretamente um produto ou serviço ao público sem nenhum apelo. A comunicação precisa estimular para alguma ação desejada pelo seu negócio.
Mas sabemos que influenciar pessoas não é uma tarefa fácil e requer uma “carta na manga” para as empresas conquistarem novos clientes e fidelizar o público que já possuem.
É aí que os gatilhos mentais entram para dar um impulso no Marketing Digital!
Apesar de não ser tão novo assim, esse conceito continua sendo de extrema importância para as ações de divulgação de um negócio, mostrando-se mais assertivo do que nunca, desde que utilizado da maneira correta. Seu principal objetivo é “virar a chavinha” dos cérebros dos consumidores para ativar reações que os atraiam para a marca e os façam tomar uma atitude.
Quer entender mais sobre gatilhos mentais no Marketing Digital?
Continue a leitura e saiba o que é e quais são os principais.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são técnicas psicológicas usadas em várias áreas, mas principalmente no marketing, para influenciar a tomada de decisão das pessoas. Eles são chamados de gatilhos porque acionam certos comportamentos ou reações no cérebro humano que estimulam e ativam, positiva ou negativamente, uma reação específica.
No Marketing Digital, esses métodos são baseados em estudos de psicologia, neurociência e comportamento humano. São usados para persuadir os consumidores a tomarem uma determinada ação, seja para comprar um produto ou serviço, ou até mesmo para clicar em um botão por meio dos CTAs (Call-to-Action).
Essa técnica ganhou bastante notoriedade após um estudo feito pelo psicólogo Robert B. Cialdini, que lançou o famoso livro “As Armas da Persuasão”, que mostrou os gatilhos mentais principais, responsáveis por ativar emoções diferentes nas pessoas.
Para o autor, existem algumas ativações mentais essenciais que podem ser utilizadas para persuadir e influenciar pessoas e ajudar nas vendas dos seus produtos.
Conheça um pouco mais sobre cada uma delas!
Conheça 5 gatilhos mentais indispensáveis no Marketing Digital
Robert B. Cialdini abordou em seu livro 5 gatilhos mentais que, no Marketing Digital, podem ser uma mina de ouro para impactar e estimular os consumidores a realizarem uma ação (clicar, comprar, responder, comentar, etc.).
Confira a seguir cada uma delas e alguns exemplos!
1. Urgência
O nome já é autoexplicativo, mas é bom detalhar um pouco mais, não é mesmo? Esse gatilho oferece uma sensação de urgência e esgotamento de tempo para que as pessoas se sintam compelidas a tomarem uma ação antes que esse “prazo” acabe e elas fiquem de fora da grande oportunidade.
Aparece bastante no varejo para vender produtos e serviços em promoções específicas que possuem uma data de início e término estipulada.
Exemplos de textos que mostram o gatilho de urgência:
- “É só amanhã!”
- “Condições disponíveis apenas até hoje.”
- “Não perca tempo!”
2. Escassez
Similar ao gatilho de urgência, a escassez se diferencia por ser uma ativação mental que oferece um senso de raridade ou de perda de algo exclusivo para quem está lendo a mensagem. Assim, ela está mais relacionada ao sentido de quantidade, não de tempo.
Exemplos de chamadas de escassez:
- “Últimas unidades disponíveis.”
- “Oportunidade única.”
- “Corra! Ofertas apenas enquanto durar o estoque.”
3. Autoridade
Esse gatilho utiliza-se dos reconhecimentos conquistados para demonstrar expertise na atuação e atrair o público pela boa imagem e reputação da sua empresa. Utiliza-se de forma mais sutil, sem a necessidade de ofertar diretamente o produto, mas provar sua autoridade via comprovações científicas e validação de profissionais renomados da área.
Exemplos dos gatilhos de autoridade:
- “Os principais especialistas recomendam.”
- “Somos reconhecidos com o prêmio XX.”
- “Única empresa certificada.”
- “Responsáveis pelo sucesso de vendas do XX.”
4. Prova Social
Provavelmente, quando você vai comprar um produto, sempre dá uma olhada no que as pessoas estão dizendo sobre a experiência que tiveram com a marca/produto, correto? Isso porque o comportamento humano é se influencia pelas opiniões de semelhantes antes de tomar alguma atitude.
Dessa forma, o gatilho mental da prova social utiliza as experiências e avaliações positivas dos consumidores para convencer novos clientes com evidências.
Nos casos das provas sociais, alguns exemplos bastante utilizados são:
- Depoimentos
- Avaliações
- Cases de Sucesso
5. Afeição
Quão amigável é a sua marca para o público? No livro “As Armas da Persuasão”, é mencionado que os indivíduos tendem a dar respostas positivas para aqueles que são simpáticos e empáticos com eles, estabelecendo um vínculo emocional.
Algumas ações que dá para usar com esse tipo de gatilho são:
- Criar uma linguagem parecida com a do seu público-alvo (textos, expressões emojis, imagens, etc.)
- Criar mascotes que geram identificação com o público.
Viu só? São várias ações legais que podem ser criadas usando os gatilhos mentais como guia.
Além disso, utilizá-los nas suas estratégias de marketing pode agregar diversas vantagens, como rapidez na tomada de decisão, gerar uma identificação instantânea com a persona, compreender as dores dos clientes e agir no momento certo em cada nível de consciência.
Não perca tempo e comece já usando nas suas! (Viu só? Isso foi um gatilho 😜)
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