Você está pensando em contratar uma agência de comunicação, mas não conhece quais ferramentas de marketing sua empresa está precisando?
De antemão, aqui vai um spoiler da Gerente de Marketing aqui da Allure Comunicação: primeiramente, analise o que você quer e para onde deseja ir com a sua empresa. Então, confie!
“Acredito que a principal característica que uma agência de marketing precisa oferecer é a confiança. O cliente precisa confiar na proposta da agência que, por sua vez, precisa ter uma abertura com o cliente para entender o problema e propor soluções. Uma agência de marketing não pode ser apenas técnica, mas entender a estratégia do cliente e guiá-lo. Além disso, o cliente precisa checar como a agência está posicionada e se é especialista em alguma área. Por exemplo: têm agências que são focadas no Digital; outras agências que são generalistas, como a Allure, porque somos 360º e atendemos muitas áreas do Marketing; têm agências focadas só no Offline. O cliente precisa analisar se a agência possui as áreas que ele precisa”, diz Flávia Torres.
Sendo assim, o fato é que a área do Marketing Digital está crescendo a cada dia, devido às novas tecnologias e lançamentos de apps que atraem as novas gerações. Essas novidades tecnológicas também encantam muitas empresas que querem estar no mundo virtual para prospectar clientes e aumentar suas vendas.
Neste ano de 2023, por exemplo, estima-se que as vendas online no Brasil cheguem a US$ 171 bilhões, graças ao Marketing Digital, que se tornou uma das principais estratégias de vendas nas empresas.
Nesse sentido, já que você precisa analisar o que você quer e para onde pretende ir com a sua empresa, continue a leitura e confira quais ferramentas de marketing uma agência pode te oferecer:
SITE
Um site pode ser considerado a “casa digital” de uma empresa, então, é uma plataforma obrigatória para qualquer marca que quer mostrar credibilidade. Segundo a plataforma Resultados Digitais, existem cinco motivos para toda empresa ter um site:
- Para ser encontrada no Google
- Para ganhar autoridade no mercado
- Para expandir seus negócios
- Para se relacionar com sua audiência
- Para fazer mais vendas
Dentro do site, é possível apresentar a história da empresa, expor e vender produtos, encaminhar para atendimento com um vendedor, encaminhar para as redes sociais e blog, por exemplo.
Toda agência de marketing deve contar com um bom time de Web para criar sites bem ranqueados e que ofereçam uma experiência de navegação positiva, para que a base da estratégia focada em resultados dê certo!
Falando nisso, esse site aqui, a “casa digital” da Allure, foi criado pela nossa própria equipe!
BLOG
Aliás, dentro da estratégia do Marketing Digital, o blog também é uma ferramenta essencial para dar autoridade à empresa na sua área de expertise. Por exemplo, se você tem uma imobiliária, o blog da sua empresa pode ter conteúdos sobre decoração e arquitetura, segurança domiciliar, educação financeira e muitos outros. Um blog gera credibilidade e demonstra conhecimento de causa para resolver o problema do seu potencial cliente.
Toda essa autoridade é gerada com um conteúdo de qualidade que educa os leads dentro do funil de vendas, levando-os a finalizar a compra. Em 2018, a Content Trends revelou que, naquele ano, os blogs foram a segunda estratégia mais utilizada pelas empresas (70,5% de adesão) dentro do Marketing Digital.
Por fim, o blog também é importante para gerar tráfego para o site, quando o tema é buscado no Google, ou para linkar outras áreas do site através da página daquele texto.
INBOUND MARKETING
O “Marketing de Atração” é, sem dúvidas, uma das ferramentas de marketing mais usadas pelas agências atualmente. Entre suas técnicas:
- diminuição de custos;
- alcançar o público certo;
- aumento do ticket médio;
- encurtar o ciclo de vendas;
- aumentar o poder de persuasão;
- mensuração de resultados em tempo real;
- estabelecer relacionamento próximo com o cliente.
E todas essas estratégias e técnicas são utilizadas em uma ferramenta muito estratégica: o funil de vendas. Não sabe como funciona? Descubra aqui no blog da Allure!
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Atualmente, muitas pessoas geram conteúdo, mas, nem todo este conteúdo é de qualidade e verdadeiro. Com o apoio de uma agência de marketing, a produção de conteúdo, online ou offline, abrange muitas plataformas como newsletters, blogs, materiais ricos (e-books, infográficos), institucionais, banners, posts para redes sociais, entre outros.
E-MAIL MARKETING
Depois do site e das redes sociais, o e-mail marketing é a estratégia mais usada pelas empresas.
Tem um grande alcance, pois, atualmente, existem mais de 4 bilhões de usuários com e-mails cadastrados em todo o mundo.
Se nas redes sociais não é possível prever o alcance orgânico de posts, no e-mail marketing já existe essa previsibilidade.
O e-mail também é um formato flexível, sendo possível preenchê-lo com qualquer tipo de conteúdo, e tem alto retorno financeiro: para cada $1 investido, o retorno é de $42, segundo dados de 2019 da plataforma Litmus.
SEO = OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA
SEO = Search Engine Optimization-> Otimização para mecanismos de busca
É o conjunto de técnicas que, através da tecnologia + conteúdo + autoridade, fazem o conteúdo da sua empresa estar bem posicionado nas páginas do Google e em outros buscadores.
Com a estratégia de SEO, o tráfego orgânico é mais positivo, gerado por palavras-chave pensadas por profissionais especializados.
CONSULTORIA DE BRANDING
Se você está começando sua empresa, a estratégia é fazer uma Consultoria de Branding.
Agora, se a “cara” da sua empresa precisa de uma repaginada, a solução é… também fazer uma Consultoria de Branding!
Este serviço te diferencia da concorrência, pois te dá uma identidade visual única e define seu posicionamento no mercado, já pensando no futuro da empresa.
DEFINIÇÃO DE PERSONAS
Um dos principais passos para começar a sua própria empresa é definir para quem você vai trabalhar e, definir as Personas é um dos trabalhos mais precisos e necessários dentro de uma agência de marketing. Afinal, para fazer conteúdo para sua empresa, precisamos entender com quem ela quer se comunicar.
GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
Também uma das principais ferramentas de marketing mais importantes para trazer engajamento. Para provar isso, confira dois dados:
- Levantamento da plataforma Sortlist mostra que os brasileiros passam 10 horas e oito minutos do dia navegando na internet, sendo 3 horas e 42 minutos diários nas redes sociais.
- Segundo uma pesquisa realizada pela All iN Social Miner, 74% dos brasileiros recorrem às redes sociais para comprar.
Ou seja, se você quer vender, esteja nas redes sociais! Para saber mais desse tópico, acesse o blog da Allure e descubra: “Redes Sociais: Como usar para a sua empresa?”
NEWSLETTER
Considerada a porta de entrada para ações de e-mail marketing, a newsletter é uma das melhores ferramentas de marketing para divulgar novidades da empresa e também, os últimos conteúdos do seu blog. É uma ferramenta enviada com frequência e que os usuários podem assinar para receber.
CRIAÇÃO DE LANDING PAGES
As landing pages são, atualmente, umas das ferramentas de marketing mais importantes na atração de potenciais clientes para as empresas. Com o foco em converter os visitantes em leads, as landing pages são páginas muito específicas e sem excesso de elementos para que o visitante foque apenas nas informações do cliente.
De modo geral, as landing pages são “páginas de formulários”, em que o visitante preenche seus dados em troca de outro material, como um e-book ou planilha. Quer um exemplo?
Acesse a landing page do nosso novo e-book “Redes Sociais: Como usar para a sua empresa?” e baixe o material.
AUTOMAÇÃO DE MARKETING -> NUTRIÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE LEADS
Entender os interesses dos leads e saber em qual fase do funil de vendas eles estão é fundamental para a sua estratégia de marketing.
E a automação de marketing pode ser a ferramenta principal para te ajudar a compreender isso, pois ela mostra o comportamento dos seus clientes, analisando o engajamento do seu público com a criação de ações personalizadas, otimizando tempo e dinheiro.
ANÁLISE DE MÉTRICAS
Por fim, depois de aplicar todas essas estratégias, é necessário analisá-las para verificar se os processos estão positivos.
Para isso, a agência de marketing faz a análise de todas as métricas das redes sociais e blogs e desenvolve uma “mudança de rota” para redirecionar táticas, caso seja necessário.
Por fim…
Dessa forma, todas essas ferramentas de marketing estão sujeitas ao surgimento de novas plataformas e redes sociais, além das mudanças nos algoritmos. Para manter o foco na estratégia, então, a agência precisa filtrar o que é importante ou não. Trabalhando com Marketing há 16 anos, a Allure Comunicação sabe fazer isso muito bem!
“Por isso é importante contar com uma agência de marketing que seja especialista no que você precisa, porque a agência vai filtrar essas informações para você. A Allure, por exemplo, está sempre se atualizando, acompanhando eventos, como o RD Summit, e nós indicamos que nossos clientes também participem para acompanhar os principais players do mercado”, afirma nossa Gerente de Marketing.
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