No final do ano passado, o e-commerce Dafiti reforçou o seu posicionamento digital para estrear no mercado de NFTs.
Esse reforço do posicionamento digital aconteceu através do lançamento de um mascote visando aumentar a conexão da marca com os consumidores, descobrir novas soluções e proporcionar novas experiências.
Posicionamento digital. Você sabe a importância desse conceito para a sua empresa?
Atualmente, a concorrência no meio digital está acirradíssima. Todos os dias surgem empresas novas, com outras opções de produtos e preços para que os consumidores possam escolher o que melhor se encaixa no bolso.
Diante dessa concorrência, uma empresa precisa ter um posicionamento digital claro e consistente, para se destacar e mostrar os motivos pelos quais ela é a mais adequada para suprir as necessidades dos clientes.
Continue a leitura e confira 5 dicas fundamentais para melhorar o posicionamento digital da sua empresa.
O QUE É POSICIONAMENTO DIGITAL?
Esse conceito nada mais é do que o espaço que a empresa/marca tem na mente dos consumidores e o que ela faz para se diferenciar dos concorrentes.
O posicionamento digital, afinal, é a base da estratégia de Marketing, e mostra porque a sua empresa é tão valiosa e precisa estar presente no dia a dia das pessoas.
É muito comum, aliás, empresas que usam seus canais digitais para publicar conteúdos que não tem nenhuma relação com o seu tipo de negócio.
Mesmo que a sua intenção seja humanizar a marca ou gerar engajamento, isso deve ser feito de forma personalizada e de acordo com o seu perfil de atuação.
Sendo assim, antes de realizar conteúdos aleatoriamente, responda algumas perguntas:
- Quem é o seu público-alvo?
- O que a sua empresa representa?
- Além dos objetivos comerciais, qual é o propósito da empresa?
- Como os serviços/produtos da sua empresa agregam valor na vida das pessoas?
Agora, confira algumas dicas para melhorar o posicionamento digital da sua empresa:
Não fuja da sua área de atuação
Hoje em dia, ter uma comunidade em torno da sua marca é essencial para garantir fidelidade e engajamento orgânico.
Para garantir isso, você não pode fugir do seu tema de negócio. Ou seja, se você tem uma marca de roupas, porque usar os canais digitais para falar de carros?
Se você não está divulgando o lançamento de uma coleção com esse tema, não tem porque “jogar” esse assunto para o seu público, certo?
Posicionamento digital trata-se de autoridade e confiança para levar seus clientes para uma jornada de compras bem sucedida.
Estratégia de conteúdo
Para te ajudar a não fugir da linha de assuntos que sua marca pode divulgar nos canais digitais, que tal criar uma estratégia de conteúdo a serem publicados?
1. Saiba qual é a imagem que a sua marca quer mostrar para o público. Quando você e sua equipe tem essa imagem clara na mente, saberão que certos assuntos estão fora do parâmetro exigido.
2. Saiba quais são as características do seu público-alvo para que o seu conteúdo chegue até essas pessoas. A criação de personas (representações fictícias baseadas nos seus consumidores) podem te ajudar a entregar conteúdos assertivos e gerar engajamento.
3. Defina quais conteúdos são atrativos para o seu público-alvo, a fim de entregar temas personalizados e não prejudicar o contato com seus seguidores.
Invista em SEO
SEO significa Search Engine Optimization.
Em português: Otimização de mecanismos de busca.
O investimento em SEO é uma das principais formas de ter um bom posicionamento digital. Com o SEO, o seu conteúdo pode chegar em mais pessoas através de algumas técnicas aplicadas no site para deixá-lo bem rankeado no Google, de forma orgânica.
Entre os motivos para investir em SEO:
- Custo-benefício
- Auxílio nas vendas
- Estratégia mais assertiva
- Mais autoridade e fortalecimento do Branding
- Dados mensuráveis (n° de visitantes, taxa de rejeição, permanência na página)
Influenciadores digitais
Quer investir em influenciadores digitais para alavancar as vendas da sua marca? A estratégia pode dar muito certo… ou muito errado.
Portanto, o principal é contratar um influenciador que seja a cara da sua marca. Mas, como saber disso? Bom, o influenciador deve ter todos os requisitos do seu público-alvo: idade, estilo de falar e vestir, além de ter um posicionamento pessoal alinhado com a sua marca.
Se o seu público-alvo for mais descolado, contratar um influenciador mais tradicional pode não dar certo. Então, ao invés de ganhar seguidores e engajamento, você perderá a sua autoridade.
Relacionamento com o cliente
Você e seu público-alvo se conhecem? Conversam pelas redes sociais? Você conhece as pessoas que participam do fandom da sua marca?
Bom, manter um relacionamento com o seu público-alvo é essencial para preservar o seu posicionamento digital sempre em alta. Assim, é possível entender com mais rapidez onde você está errando, se há uma desconexão com a marca, se a sua forma de se comunicar está agradando ou precisa de um upgrade.
Sendo assim, agora que você já sabe tudo sobre o posicionamento digital que sua empresa deve ter, que tal fazer uma consultoria de marketing para entender as vantagens para o seu negócio e os motivos para contratar? Confira aqui!
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