Para quem é dono de negócios, o Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair usuários para a sua marca de forma eficaz. Pois é, parece mentira não precisar utilizar de métodos invasivos para conquistar o cliente, mas esse conceito mostra que é possível.
O Inbound Marketing pode ser a virada de chave que a sua empresa necessita para atrair as pessoas certas para o seu negócio. Então, se a sua marca necessita ser potencializada e se conectar com boas estratégias de atração, está na hora de conhecer esse método.
Continue acompanhando o texto que te mostraremos tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing.
Vamos lá!
O que é o Inbound Marketing
Atualmente, segundo o State of Inbound HubSpot 2022, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing.
Diferente de outras formas do marketing, o Inbound, ou Marketing de Atração, visa fazer com que a empresa seja encontrada voluntariamente pelo consumidor.
Mas você pode estar se perguntando “Como assim?”, certo? Calma que te explicamos.
Bom, diferente do marketing tradicional, aqui são os usuários que buscam a empresa e não o contrário. Para que isso aconteça, as organizações investem em estímulos que atraem as pessoas para a marca e as estimulam até que tomem uma ação.
Se você ainda não entendeu completamente, não se preocupe, te explicaremos agora, de forma detalhada, como funciona.
Como funciona o Inbound Marketing?
Como já abordamos anteriormente, o marketing de atração é o mecanismo que faz com que as pessoas procurem as empresas, não o oposto.
Mas como elas são atraídas?
Por meio de informações relevantes que fazem sentido para a jornada de compra. As pessoas desejam uma proximidade mais sincera com as marcas, não apenas para elas venderem produtos.
Como base, existem algumas etapas a serem seguidas que ajudam a conquistar e fidelizar clientes.
As 4 etapas do Inbound Marketing:
1 – ATRAIR
Essa etapa consiste em despertar a atenção do usuário quando ele ainda está no seu processo de descoberta.
Portanto, alguns formatos, como blogs, redes sociais e anúncios do Google, são essenciais para atrair pessoas para o seu site. Dessa forma, se ela gostar do que consumiu, pode se tornar um visitante.
Segue exemplo para você entender melhor ⬇️
Uma empresa de turismo decide atrair mais visitantes para a sua página no site. Sendo assim, criou um blog com base nas preferências do seu público, com o tema:
5 melhores bairros de São Paulo para morar.
Aqui não se fala ainda da empresa, nem dos serviços oferecidos. Afinal, o intuito é apenas educar.
Legal, não é?
2 – CONVERTER
Quando um desconhecido se torna visitante, ainda é preciso engajá-lo para que ele chegue na etapa mais esperada: a conversão.
Desse modo, a fase de converter também utiliza conteúdo, mas agora como iscas para os usuários. Geralmente, nesse processo são utilizados materiais ricos (guias, e-books, whitepapers, planilhas e etc.), como uma troca.
Funciona assim:
Você fornece um material de forma gratuita e, em troca, os visitantes preenchem Landing Pages, ou Formulários, com suas principais informações de contato.
Essa é a etapa de ouro do Inbound Marketing, que precisa ter as chamadas, imagens e linguagem certa para que a conversão, do público certo, aconteça.
3 – RELACIONAR
Mesmo que o visitante se torne um lead, ainda é preciso nutrí-lo para que ele chegue cada vez mais longe na jornada de compra. Sendo assim, os fluxos de nutrição (e-mails), são essenciais para fortalecer a relação entre marca e cliente.
Portanto, com lead bem engajado, com conteúdos certos destinados a eles, ele passará para a fase mais importante de todas: a venda.
4 – VENDER
O Inbound te ajuda a entender por métricas mensuráveis quais são os leads que mais estão engajados com seus conteúdos.
Nesse sentido, a equipe de vendas terá em mãos dados valiosos – informações dos leads – e toda a trajetória que ele percorreu. Assim, a abordagem de vendas, no momento certo, fica bem definida e as chances de fechamento de negócio são quase certas.
Temos uma DICA BÔNUS para essas etapas.
Confira aqui:
Guarda essa informação: o principal mecanismo de atração utilizado pelo Inbound é o CONTEÚDO! Sim, eles serão a base das estratégias e os responsáveis por atrair as pessoas certas para o seu negócio.
Vantagens de utilizar o Inbound Marketing
Para te ajudar ainda mais, nós separamos algumas vantagens que vão chamar a sua atenção e a do seu negócio.
Atrai as pessoas certas para a sua marca
Com o marketing de atração você consegue destinar seus esforços para quem estiver realmente interessado no seu produto. Sendo assim, você pode fazer isso segmentando interesses e criando conteúdos que façam sentido para a sua persona.
Menos custo
Sabe o que isso quer dizer? Que o Inbound Marketing é um setor que precisa ser investido para dar resultados, mas que, ao mesmo tempo, não se torna um centro de custos muito alto.
Afinal, ao ter conhecimento de quem é seu público e com um estudo prévio bem feito, as estratégias são criadas sob medida e personalizadas.
Cria e fideliza a relação com o consumidor
Ao contrário do marketing tradicional, o Inbound quer criar uma relação sincera com o seu consumidor, oferecendo seu serviço apenas no momento em que se percebe que ele está maduro o suficiente.
Além disso, mesmo após a venda, sempre manterá contato com conteúdos relevantes que mantêm o consumidor engajado. Isso aumenta as chances de compra novamente e de indicação para outras pessoas.
Leia também → Por que você deve pensar na Jornada do Cliente
Esses são apenas alguns dos benefícios, mas existem inúmeros que podem ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes.
Sabendo de tudo isso, conseguimos perceber que o Inbound Marketing é uma estratégia mais assertiva para empresas, certo? Pois com ela é possível:
- Criar conteúdos mais assertivos;
- Entender o que está funcionando;
- Mensurar dados;
- Atingir o público correto;
- Atrair reais interessados;
- Fidelizar clientes.
Agora que você já sabe tudo sobre esse processo, conheça outras informações que podem ajudar o seu negócio.
Borá lá?
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