Jornada do Cliente: por que você deve pensar nessa estratégia

Por que você deve pensar na jornada do cliente?

5 de agosto de 2022 /

Por que você deve pensar na jornada do cliente?

Você já parou para pensar que cada produto que você tem hoje passou por etapas antes de você de fato concretizar a compra? É isso que a jornada do cliente nos diz sobre o processo de vendas!

Não sabe o que significa? Nós te explicamos.

O que é a jornada do cliente?

Imagine a situação: o consumidor possui uma dor que precisa ser solucionada, mas que não necessariamente ele sabe como resolver.

Portanto, sua empresa terá caminhos que o conduz por meio de informações e conteúdos relevantes que ao final ele perceba que sua empresa é autoridade no assunto.

Para isso, precisamos conhecer as 4 etapas fundamentais da jornada do cliente. Assim será possível mapear quais estratégias traçar para atrair consumidores para a sua marca.

As principais etapas da jornada de compra

1. Aprendizado e descoberta

O potencial cliente começará a ter algumas dúvidas e curiosidades. Sendo assim, buscará informações que possam ajudá-lo a entender mais sobre o tema.

O que é comum no nosso dia a dia ao utilizarmos o Google como ferramenta para sanar nossas dúvidas. Por exemplo, se estamos com dúvidas sobre os melhores locais da cidade, podemos buscar “Quais são os melhores bairros de São Paulo?” e o Google nos dará os principais sites com conteúdos referências no assunto.

Leia também: Como fazer o Google encontrar o seu site?

2. Reconhecimento do problema

Aqui o potencial consumidor já sabe qual é o seu principal problema e começa a buscar alternativas que possam solucioná-lo. Desse modo, as pesquisas se tornam mais específicas e direcionadas para resolver a questão.

Seguindo o mesmo exemplo da primeira etapa, aqui ele buscaria no Google “Motivos para morar no Tucuruvi” ou “Por que devo morar em Santana?”.

De acordo com o Think With Google, no Brasil, 70% dos consumidores conectados recorrem às buscas on-line antes de realizar uma compra.

Sendo assim, eles precisam de informações mais detalhadas para poder prosseguir para a próxima etapa.

3. Consideração de compra

Ele buscou todas as informações necessárias e sabe qual é a solução para o seu problema. Mas aqui é a hora que ele escolhe qual das alternativas disponíveis é ideal para ele.

Depoimentos, cases de sucesso, blogs corporativos, são alguns exemplos que sua empresa pode oferecer.

4. Decisão

Enfim, a etapa mais aguardada! Após analisar as alternativas disponíveis, o consumidor está pronto para escolher a empresa.

Mostrar os benefícios, vantagens e como o produto/serviço é ideal para a dor do potencial cliente, é fundamental para fazê-lo escolher a sua marca.

5. BÔNUS – Retenção

Após o cliente finalmente escolher o seu produto, é hora de mantê-lo engajado e motivado, com a sensação que fez a escolha certa. Afinal, ele poderá contratar a sua empresa novamente e até mesmo recomendar o seu produto para mais pessoas.

Por que você deve pensar na jornada do cliente para o seu negócio

Quando entendemos a jornada do cliente, conseguimos mapear seu perfil e nos direcionar para uma estratégia mais assertiva para esse público.

Portanto, nosso foco será criar táticas de campanhas, conteúdos e ações on-line que façam sentido para cada etapa do caminho de vendas para esse cliente.

Assim, quando ele estiver pronto para tomar a decisão, as chances de escolher você, que esteve durante todo o processo, são muito maiores.

Com isso, entre as principais vantagens de escolher esse modelo estão:

✔️Estratégias alinhadas com a persona da empresa;

✔️Aumento da autoridade da marca no on-line;

✔️Mais interação com os consumidores;

✔️Fidelização de clientes;

✔️Redução de falhas.

É importante ter em mente que conhecer a fundo o seu cliente é uma das principais bases ao pensar na sua trajetória.

Curtiu esse conteúdo? Confira nossos blogs para aprender muito mais sobre como esse mundo digital pode impulsionar ainda mais os seus negócios!

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