Se você trabalha com vendas, certamente o seu dia a dia está cheio de expressões técnicas. Uma delas, por exemplo, é uma palavrinha simples, de apenas três letras: CRM.
Para quem não sabe, CRM é a abreviação de uma expressão que vem do inglês e significa “Customer Relationship Management”. Em português: Gestão do Relacionamento com o Cliente.
A ideia central do CRM é que o cliente seja o foco dos processos de negócio, para que suas necessidades sejam percebidas e antecipadas, visando um atendimento mais otimizado e cada vez mais personalizado.
Sendo assim, a ação principal das empresas são os clientes e, em seguida, os produtos/serviços. A estratégia CRM, portanto, abrange o Marketing, as Vendas e o Atendimento.
Continue a leitura para compreender como a estratégia CRM pode te ajudar a entender melhor o seu cliente.
TECNOLOGIA X ESTRATÉGIA
Primeiramente, é preciso saber que, para colocar a estratégia CRM em prática, você vai precisar contratar um software, uma Tecnologia CRM.
Este software é uma plataforma que centraliza os dados dos clientes e possibilita o gerenciamento, de acordo com a estratégia.
Por outro lado, a estratégia refere-se aos processos e diretrizes de organização e gerenciamento dos assinantes de listas de e-mails, leads de vendas, clientes, funcionários, entre outros.
Dessa maneira, é a estratégia que vai te permitir encontrar potenciais clientes, gerar engajamento com os leads, manter e fechar negócios com os clientes, aumentar as vendas.
TIPOS DE CRM
CRM Analítico
Foca na análise de dados coletados pelo software e permite verificar os perfis dos clientes e segmentá-los conforme as estratégias da empresa.
CRM Colaborativo
Abrange o trabalho em equipe, integrando vários departamentos da empresa. Com este CRM é possível circular informações de forma mais fluida entre cliente e empresa, otimizando a comunicação organizacional.
CRM Operacional
Usado em procedimentos de rotina das equipes de Atendimento, Suporte Técnico, Marketing e Vendas.
CRM Estratégico
Calcula os resultados de médio e longo prazo com uma visão completa das oportunidades de negócio.
BENEFÍCIOS DA ESTRATÉGIA CRM PARA TE AJUDAR A ENTENDER SEU CLIENTE
Produtividade
Menos é mais, certo? No mundo dos negócios, existe outra máxima: fazer menos com mais!
Em outras palavras, isso significa produtividade e otimização de tempo, características muito estimadas pelos gestores.
Portanto, com a estratégia e a tecnologia CRM, a produtividade está garantida devido à melhora na comunicação e à criação de métodos mais eficientes, além da centralização das informações sobre os clientes e funcionários.
Follow UP na Jornada de Compras
Você já fez ou tem o costume de vender no primeiro contato?
É difícil, certo?
Porém, ao fazer o follow up dos seus potenciais-clientes, acompanhando-os durante o processo de vendas, é certo que muitos irão terminar a compra.
Sendo assim, para não se atrapalhar ou ser invasivo devido à falta de organização, aumente suas chances de sucesso acompanhando seu cliente na jornada de compras.
“Olhos de Águia” sobre o negócio
Se você é um gestor que tem dificuldades em compreender os processos e ações necessários na rotina dos seus funcionários e crescimento da empresa, o CRM pode ser os seus “olhos de águia”.
Nesse sentido, a centralização de informações, por exemplo, é um dos recursos disponíveis a todos os colaboradores e auxilia na tomada ágil de decisões.
Essa ferramenta te permite alinhar as ações com vários times e identificar soluções.
Acompanhamento do desenvolvimento
Todo gestor deve ter acesso a uma visão realista e precisa do desempenho da sua empresa para entender o comportamento de seus clientes e como caminhar no futuro.
Sobretudo, com o CRM, você obtém informações específicas para melhorar processos e oferecer um atendimento melhor aos clientes.
Mais vendas e aumento do ticket médio
Como já dissemos, CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Disto entendemos que, quando uma marca mantém um relacionamento com seu público, as vendas aumentam!
Vender bem, afinal, é o propósito da estratégia e da tecnologia CRM, que permite controlar e registrar as informações mais importantes dos clientes, auxiliando-os no funil de vendas.
APLICAÇÕES DO CRM
A estratégia e a tecnologia CRM são usadas de muitas maneiras, sendo úteis para vários departamentos. No entanto, existem algumas áreas que, realmente, sentirão a diferença no dia a dia de trabalho.
Atendimento
Se um cliente conseguir resolver um problema rapidamente e for bem atendido, é muito provável que ele volte a comprar e até indique a empresa para amigos.
Porém, atendentes que não atendem as expectativas certamente receberão notas ruins no controle de qualidade do cliente, que vai perder a confiança na empresa e não vai voltar a comprar.
Portanto, usar o sistema CRM com eficiência garante que todos os clientes estejam satisfeitos com o atendimento.
Vendas
Você faz um planejamento estratégico para a sua empresa, certo?
Essa tática define o quanto sua empresa pode realizar com os recursos que têm, daqui para o futuro, sendo essencial para o setor de vendas.
Com a tecnologia CRM, é possível criar um planejamento estratégico com o registro de algumas informações:
- dados de contatos;
- histórico de compras do cliente;
- histórico de interações com o clientes;
- desempenho de uma equipe ou dos profissionais (individualmente).
Marketing
Para o setor de Marketing, o CRM é essencial para analisar métricas e indicadores-chave de desempenho, que podem determinar os rumos das próximas estratégias de vendas.
Sendo assim, é necessário escolher as métricas certas, acompanhar todos os relatórios de desempenho e gerar engajamento com seus clientes.
Por fim, o comportamento dos seus clientes pode ser muito melhor entendido com o uso do CRM e estratégias maduras.
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